Exposição Monografica de Rottweiler Clube de Portugal – Maryla Makomaski
Julgar a Exposição Nacional de Criação é um prazer e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade em relação à raça e à sua seleção. Gostaria de agradecer aos membros do Comitê por terem depositado sua confiança em mim. A Exposição Monográfica do Rottweiler Clube de Portugal para a qual fui convidada foi precedida por um encontro com expositores. Conversamos extensamente sobre o Rottweiler e os seus problemas atuais. No dia seguinte, a teoria foi posta em prática.
Começamos por avaliar as classes baby e puppy. É sempre um imenso prazer para mim, especialmente quando são muito promissores. Este foi o caso, e eu diverti-me realmente. Os cães que tive que avaliar eram, em geral, de um bom tipo próximo ao padrão, no entanto, havia algumas cabeças com proporções incorretas, com o nariz um pouco curto. Alguns crânios redondos, com uma parada excessiva, olhos nem sempre em forma de amêndoa. Tudo isso afeta o tipo de cabeça e prejudica a expressão característica do nosso Rottweiler.
A maioria dos cães tinha movimentos corretos: fáceis, com uma boa cobertura de terreno e uma boa ação da parte traseira. Vi também movimentos retidos que careciam, mais ou menos, de harmonia entre a frente e a parte traseira, perdendo assim a funcionalidade tão importante nos cães de trabalho. Na maioria dos casos, foi o movimento que fez a diferença.
Os cães avaliados tinham caracteres equilibrados, algo tão procurado no Rottweiler e que deve sempre ser considerado na seleção. Na classe de trabalho, adorei a imagem de uma bela cumplicidade entre o condutor e seu cão.
No final do dia, um belo macho foi designado o Melhor da Raça, mas aos meus olhos, o nível médio das fêmeas era superior. A fêmea Melhor do Sexo Oposto perdeu por muito, muito pouco a posição mais alta do pódio e também não decepcionou. Meus sinceros agradecimentos à Presidente, ao Comitê e à sua equipe organizadora por sua calorosa recepção. Uma menção especial ao Pedro – meu guia e secretário verdadeiramente excepcional. Sem esquecer o reencontro com um velho amigo perdido há muito tempo – refiro-me ao Fernando. Foi um grande prazer passar este fim de semana com todos vocês!
Agradeço aos participantes por sua esportividade e gentileza. Parabéns a todos!
Atenciosamente,
Maryla Makomaski